O aplicativo FGTS possui uma série de funções úteis para os brasileiros. Entre as principais características da plataforma, destacam-se as seguintes: possibilidade de realizar saques, indicação da conta, upload de documentos, entre outros.
Este aplicativo foi criado e lançado pela Caixa Econômica Federal. Para ter acesso a todas as funções e operações da plataforma, primeiramente é necessário fazer o download do aplicativo no smartphone Android.
A plataforma está disponível gratuitamente para os usuários do sistema operacional. Enfim, quer descobrir todas as características do aplicativo FGTS? Continue a leitura e conheça mais informações.
Já conhece a antecipação do saque aniversário do FGTS? Clique aqui e confira as melhores taxas que você só encontra no Na Sua Conta!
O que é FGTS?
Antes de descobrir todas as funções e operações do aplicativo FGTS, é necessário conhecer mais sobre o Fundo de Garantia. Trata-se de um benefício pago enquanto os profissionais possuem vínculo com uma empresa.
Este dinheiro é mantido em contas que podem ser ativas ou inativas. Entretanto, mesmo que o valor permaneça em ambas contas, cada uma delas possui suas próprias características. A ativa é para o emprego atual, enquanto a antiga para empregos anteriores.
O valor depositado é referente a 8% da remuneração total dos profissionais. Vale ressaltar que o valor não será descontado do trabalhador, mas sim pago totalmente pela própria empresa contratante.
Como realizar o saque do FGTS?
Hoje, os profissionais podem realizar o saque disponível na conta do FGTS de duas maneiras: a primeira delas é através do saque de rescisão, enquanto a outra é feita pelo saque aniversário.
Entretanto, assim como as contas ativas e inativas, existem algumas regras para realizar o saque em ambos os casos. O saque de rescisão, por exemplo, consiste em sacar o valor após uma demissão sem justa causa. Mas existem outros fatores que também influenciam.
- O término do contrato após o período determinado;
- Devido a aposentadoria do profissional;
- No caso da rescisão do acordo;
- Quando houver quebra de contrato devido a força maior ou culpa recíproca;
- Para o investimento em um imóvel;
- A rescisão ou a extinção da empresa;
- e devido a doença grave.
Outra maneira de realizar o saque disponível na conta do FGTS é pelo saque aniversário. Trata-se de um benefício relativamente novo e, os profissionais que optarem por ele, têm acesso a parte do saldo anualmente.
Vale ressaltar que o percentual só poderá ser sacado no mês de aniversário do profissional e nos dois meses seguintes. Essa é uma alternativa recomendada para os profissionais que precisam de dinheiro extra.
Os profissionais podem realizar consultas e modificações através do aplicativo oficial do FGTS. Essa é uma plataforma com uma série de funções e operações essenciais para o dia a dia dos trabalhadores.
O que é o aplicativo FGTS?
A maioria dos profissionais não gosta de enfrentar filas enormes, principalmente para resolver situações burocráticas. O aplicativo FGTS foi criado para facilitar o dia a dia dos profissionais, ou diminuir consideravelmente os problemas.
Graças às funções e operações disponíveis no aplicativo do Fundo de Garantia, os processos se tornaram modernos. Enfim, mesmo que nem todos os serviços estejam disponíveis, a maioria deles estão.
Como baixar o aplicativo? Como começar a usar?
Antes de tudo, os profissionais precisam fazer o download do aplicativo oficial em seu dispositivo. A plataforma está disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store. E, assim que o download for finalizado, basta começar a usá-lo.
Não é bom confiar em qualquer fonte, principalmente para realizar o download desse aplicativo. Portanto, caso queira ter acesso a plataforma, faça o download da mesma na loja de aplicativo de seu smartphone.
Assim que o aplicativo for instalado em seu smartphone, o próximo passo é realizar o cadastro. Veja o passo a passo.
- Primeiramente, abra o aplicativo, na sequência, clique em “Cadastre-se”;
- Preencha todos os dados solicitados corretamente. É necessário informar o nome completo do profissional, o número do CPF, o endereço de e-mail e a data de nascimento. Lembre-se de realizar a revisão após o preenchimento;
- Faça o cadastro de uma senha com seis dígitos. Lembre-se de criar uma senha forte, evitando as sequências lógicas ou o dia de seu aniversário;
- Assim que criar uma senha forte, clique em “não sou um robô”;
- Quando passar pelo sistema de captcha, um e-mail de confirmação será encaminhado. Abra o e-mail enviado e clique no link da mensagem;
- Na sequência, acesse o aplicativo com o número de CPF e a senha recém cadastrada;
- Assim que finalizar a etapa anterior, o próximo passo é responder as perguntas que aparecerão;
- Para finalizar, leia atentamente todos os termos e condições e marque a caixinha “Li e concordo”. Na sequência, clique em continuar.
Pronto! Agora os profissionais têm acesso a todas as operações e funções disponíveis no aplicativo. Vale ressaltar que o mesmo cadastro pode ser utilizado em outras plataformas, principalmente aquelas que possuem algum vínculo com a Caixa.